Educação Física- Linguagem Corporal 1º e 2º Ano
EMEF" JOSÉ GOMIDE DE CASTRO"
Trabalho: Corpo Humano 1º Bimestre
Professor: Neivaldo Seabra
EMEF" JOSÉ GOMIDE DE CASTRO"
Trabalho: Corpo Humano 1º Bimestre
Professor: Neivaldo Seabra
O trabalho com a linguagem corporal no primeiro e segundo ano,é muito importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais como jogos, brincadeiras, com finalidades de desenvolvimento físico, lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Ao ingressarem na escola, as crianças já têm uma série de conhecimentos sobre movimento, corpo e cultura corporal, frutos de experiência pessoal, das vivências dentro do grupo social em que estão inseridas e das informações veiculadas pelos meios de comunicação. Dentro da escola, a partir de agora, as crianças terão que ressignificar seus movimentos e atribuir-lhes novos sentidos, além de realizar novas aprendizagens.Mesmo sendo o (a) professor (a) quem desenvolve as propostas e conduz o processo de ensino e aprendizagem, neste período, ele (a) deve elaborar sua intervenção de modo que os alunos tenham escolhas a fazer, decisões a tomar, problemas a resolver, assim os alunos podem tornar-se cada vez mais independentes e responsáveis.

Nos casos em que houver desentendimentos, é importante lembrar como as regras foram estabelecidas e quais suas funções, tentando fazer com que as crianças cheguem a um acordo. Caso isso não ocorra, o professor pode assumir o papel de mediador ou de “juiz”, explicitando que essa é uma forma socialmente legítima de se atuar em jogos, e então mediar uma decisão coletiva ou decidir por ele próprio. É essencial que, em situações de conflito, as crianças tenham no adulto uma referência externa que garanta o encaminhamento de soluções.

Objetivos:
- Movimentar o próprio corpo;
- Desenvolver habilidades motoras;
- Valorizar a atividade corporal;
- Conviver com o outro e com a diversidade;
- Desenvolver aspectos de cooperação e solidariedade (sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais);
- Promover desmistificação da brincadeira “de menino” e “de menina”;
- Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;
- Resgatar e valorizar brinquedos e brincadeiras de épocas diferentes;
- Adquirir a auto- confiança e desenvolver o bem-estar.
Movimento:
- Movimentar-se e expressar-se através da dança, brincadeiras, relaxamento e movimentos em geral;
- Propor atividades de caminhar,correr, pular, saltar e outros
- Desenvolver dinâmicas;
- Conhecer e identificar sensações e limites do corpo.
Algumas definições
Brincadeira
A brincadeira refere-se ao comportamento espontâneo nos aspectos físicos, sociais e cognitivas ao realizar uma atividade das mais diversas manifestando a alegria e o senso de humor. A brincadeira é prazerosa, divertida e muitas vezes voluntária. Ela não é obrigatória, mas escolhida livremente pelos participantes, requerendo o envolvimento ativo dos participantes.
Jogo
O jogo envolve certas regras, estipuladas pelos próprios participantes sendo uma atividade voluntária, realizada dentro de certos limites de tempo e de lugar, segundo uma regra livremente consentida, mas imperativa, provida de um fim em si, acompanhada de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente do que se é na vida normal. Na criança, o jogo é, antes de tudo, prazer.
Propostas de atividades para crianças de 5 a 6 anos:
Exploração de jogos para enriquecer o vocabulário e desenvolvimento físico e motor;
Atividades para criação de hábitos de respeito às regras;
Jogos coletivos para intensificar atitudes de integração, visando a adaptação da criança à realidade.
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