Capacitação Badmintons

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Ed. Física Escolar

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Somos professores de Educação Física da Rede Municipal de São Miguel Arcanjo e Assistente Técnico Pedagógica de Educação Física ( Oficina Pedagógica )

9 de jun. de 2011

ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
O semáforo: é formado um grande circulo em pares de meninos e meninas ,assim começam a dançar uma música lenta..rápida ,qualquer ritmo,ao ouvir :

semáforo vermelho:devem continuar dançando
semáforo verde:eles param ,mas a musica continua
semáforo amarelo:devem trocar de par.
Quem se enganar na troca ou nas ordens sai do jogo.
Observação ;ao invés de falar também pode-se mostrar a luz

O oi: todos sentados em círculos.
O primeiro dirá oi para o segundo ,e o segundo dirá oi oi para o terceiro ,o terceiro dirá oi oi oi para o quarto e assim sucessivamente ..não vale rir e quem errar vai saindo.

Quem sobrará: os participantes deverão ficar espalhados pela quadra e em duplas, um ou dois participantes ficaram sem par.
Esse jogo pode –se fazer de duas formas:
- a um determinado sinal só os meninos procuram as meninas
-e a outro sinal as meninas procuram os meninos.
Todos deverão ficar de costas para seus companheiros só tocando as mãos sem segura-las. Sempre nessa brincadeira vai ter um ou dois que ficarão sem par..essa brincadeira vai mostrar o trabalho de grupo das pessoas,vai mostrar quantas vezes o João ficou sozinho ,quantas vezes a Maria ficou sozinha,mostrando assim o grau de interação entre eles.

Minha cara metade:nessa brincadeira utilizará duas caixas que ficarão no centro de duas linhas paralelas as crianças da mesma quantidade.
Em cada caixa haverá pedaços de paginas de revista ,jornais enfim,cada pagina estará partida ao meio ,metade em uma caixa e metade na outra.
Cada um dos participantes deverá pegar um pedaço ,e a um determinado sinal eles deverão procurar sua cara metade ,quem encontrar primeiro pode receber um brinde ou pagar uma prenda,fica ao seu critério.
Obs: A atividade 4 poderá ser aplicada as partes do corpo humano, após retirarem as partes terão que formar o corpo completo.

Banco Ordenado: Essa brincadeira precisa de um banco sueco, daqueles compridos e baixos. O professor deve pedir que as crianças subam no banco como quiserem, como se organizarem melhor. Aí se pede que, sem descer, elas se enfileirem pela ordem da chamada. "Os alunos vão ter que se virar para deixar os outros passarem, para que o primeiro fique na frente e o último atrás. Eles vão ser obrigados a dar lugar para o colega, o que é uma boa maneira de trabalhar a agressividade", explica Vinícius.

Caminhada a Três: O jogo trabalha a comunicação e a afetividade entre os colegas. Três alunos amarram a perna na do colega, um do lado do outro, formando trios. Eles devem caminhar pelo pátio, e isso só será possível coordenando os movimentos. A idéia é estabelecer o respeito pelo ritmo de cada um.

 Casa-Hóspede-Construção-Terremoto: O nome é longo, mas a atividade é bem simples e é ótima para trabalhar a corporeidade. As crianças devem formar trios, sendo que duas se dão as duas mãos e uma fica no meio (como se estivesse com um bambolê, mas com braços). É como se a dupla fosse uma casa e quem está dentro é o hóspede, sendo que um aluno do grupo inteiro deve estar sem trio. O professor então conta uma história. Se ele diz 'hóspede', essas pessoas devem procurar outra 'casa'. Se diz 'casa', a dupla tem que buscar um novo hóspede. Quando o educador falar 'construção', as pessoas quem formam a 'casa' separam-se e formam novas 'casas'. Já o 'terremoto' serve para que todos se misturem e formem novos trios.

Espião: Para focar na atenção que um colega tem com o outro, vale a pena brincar de espião. Os estudantes devem fazer duas filas paralelas. Os colegas então devem se virar para os da fila oposta e observar o aluno que está à sua frente de cima a baixo. Aí todos ficam de costas e fazem uma pequena mudança (desamarra um sapato, tira um brinco, bota a camiseta para dentro etc). Quando se virarem de novo, a criança da frente deve procurar o 'erro'.

Esculturas Vivas: Também para tratar de corporeidade, todos formam uma grande roda, e um dos alunos fica no centro do círculo. Todos se vendam, menos esse do meio, que deve fazer uma pose (por exemplo, de super herói). O educador deve descrever para os outros essa pose com dicas amplas (como dizer que um braço está levantado, mas não dizer qual deles), e as crianças, que apenas ouvem, devem tentar recriá-la. "É uma maneira que vai muito além do movimento, é para que a criança consiga se expressar da maneira que ela quiser", afirma Vinícius.


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