Capacitação Badmintons

Capacitação Badmintons
Professores Rede Municipal, Estadual e Apae...

Ed. Física Escolar

Minha foto
Somos professores de Educação Física da Rede Municipal de São Miguel Arcanjo e Assistente Técnico Pedagógica de Educação Física ( Oficina Pedagógica )

22 de set. de 2011

Projeto Educando para Trânsito- Trânsito em Ação

O projeto tem como proposta motivar os alunos a construírem conhecimentos significativos baseados em suas dúvidas e certezas sobre o trânsito. O presente documento pretende favorecer momentos de análise e reflexão sobre o trânsito, levando os alunos a adquirirem comportamento seguros , respeito e valorização da vida.

Público Alvo:

            Alunos da Educação Infantil,1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

Justificativa:

           Nas escolas não observa-se problemas relacionados com o trânsito em seu entorno. Os problemas geralmente aparecem na proximidade das casas de alguns alunos e no trânsito em geral. Partindo dessa necessidade a Secretaria  da Educação e Oficina Pedagógica elabora colaborativamente em parceria com a Secretaria de Trânsito o presente projeto com base na Lei Municipal a ser desenvolvido em ambientes de aprendizagem,ou seja, na própria escola permitindo a interdisciplinaridade com outros campos do saber.

Objetivos:

·         Promover e incentivar ações educativas dentro da Escola e da Comunidade, através das construções dos alunos em relação ao trânsito para que possa haver resultados efetivos, criando uma consciência crítica e conseqüentemente mudanças de atitudes;
·         Transformar novos conhecimentos em novas atitudes e ações concretas para que,despertando a consciência crítica, cada aluno possa ser um multiplicador da Educação para o Trânsito dentro de suas famílias e comunidade;
·         Reconhecer o ser humano como o elemento mais importante no trânsito, a importância do pedestre e suas obrigações dentro do trânsito;
·         Reconhecer a importância da faixa de segurança, semáforos, placas de sinalização, agentes e meios de transportes.
·         melhorar as atitudes evitando acidentes e preservando a vida

Procedimentos:

Educação Infantil
·         Levantamento de conhecimento prévio.
·         Roda de conversa: orientação do uso do assento, cadeirinhas e cinto de segurança nos carros.
·         Leituras e Interpretações
·         Comparação - O Trânsito na Zona Urbana e na Zona Rural;
·         Participação do II concurso: “Trânsito em ação”
·         Ligue os pontos;
·         Jogo da memória( envolvendo as cores do semáfaro);
·         Circuito envolvendo as regras de trânsito;
·         Releitura de obras de arte ( sugestão: saopaultarsila-Tarsila do Amaral e moça do brinco de peróla – Johannes Vermeer)

Ensino Fundamental  - 1º ao 5º Ano
·         Levantamento de conhecimento prévio.
·         Levantamento de perguntas sobre o que gostariam de saber a respeito dos meios de transporte e trânsito.
·          Leituras e Interpretações; Estudo de Textos, reportagens e outros
materiais informativos;
·         Comparação - O Trânsito na Zona Urbana e na Zona Rural;
·         Os sinais de Trânsito;
·         Passa-Tempos: Cruzadinhas, Caça-palavras;
·         Construção de texto coletivo
·         Participação do II concurso: “Trânsito em ação”

Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano
·         Língua Portuguesa: Criar condições para que os alunos sejam capazes de ler, interpretar e analisar textos jornalísticos(questões relacionadas ao comportamento de pedestres, condutores,ciclistas ,motociclistas, consequência do álcool no trânsito.  
·         Matemática: Debater sobre os números de acidentes: dados numéricos, representados em tabelas ou gráficos, números de vítimas fatais e não fatais, entre outros indicadores.
·         História: Promover o estudo das obras humanas( Presente e Passado ), a fim de que os alunos desenvolvam noções de diferenças e semelhança , de continuidade e permanência, no tempo e no espaço para formação de sua identidade social.
·         Geografia: Compreender por meio de estudo no espaço Geográfico e suas paisagens, analisar o fenômeno da urbanização.
·         Ciências:Pesquisar, analisar e debater as produções relacionadas as questões ambientais: ( poluição  atmosférica, poluição sonora e poluição visual ).
·         Educação Física: Promover atividades corporais de deslocamento que solicitem o domínio da lateralidade e espaço (questões de brincar em locais perigosos)
·         Arte: Pesquisar, analisar e debater a Evolução dos Meios de Transporte( produção teatral, desenhos, pinturas e esculturas).

Educação de Jovens e Adultos
·         Levantamento de conhecimento prévio.
·         Levantamento de perguntas sobre o que gostariam de saber a respeito dos meios de transporte e trânsito.
·          Leituras e Interpretações; Estudo de Textos, reportagens e outros
materiais informativos;
·         Construção de texto coletivo
·         Participação do II concurso: “Trânsito em ação”
Produto final:
                Simulação de um cruzamento movimentado com sinalização (dois grupos representando pedestres e veículos) com a participação de agentes de trânsito ou Polícia Militar e entrega das certificações do concurso.

EMEIF "Vereador João Gato "



Nenhum comentário:

Postar um comentário